sexta-feira, 18 de junho de 2010

Reciclagem:


O que é e qual a sua importância?

Hoje vivemos em um mundo onde o problema da produção e manejo do lixo para ser insolúvel. Em 1997 o mundo produziu cerca de 400 milhões de toneladas de lixo segundo IBGE, 2000, a média total de produção de lixo diária é de aproximadamente duzentas e quarenta e duas mil toneladas. Acredita-se que cada brasileiro produza em média, meio a um quilo de lixo por dia, variando este número de acordo com o poder aquisitivo de uma dada localidade (IBGE, 2000).
Essa situação está se tornando um grande problema para todos os países, e principalmente aqui aonde não damos um destino adequando a montanha de lixo que produzimos. Visto que o lixo muitas vezes é depositado em locais impróprios, proporcionando muitas vezes acidentes lamentáveis com a perdas de vidas inocentes. Essa enorme quantidade de lixo nos prejudica de várias maneiras, pode ser através do chorume que ultrapassa o terreno e contamina o lençol freático, através da formação de gases tóxicos, da aglomeração de animais e parasitas que podem trazer doenças a outros animais e a nós seres humanos.
Bom, definindo o problema, agora como poderemos equacioná-lo?
Existem muitas formas de se tratar com o lixo, porém, aqui neste blog tentaremos levar aos leitores uma solução prática e de resultados comprovados, a reciclagem.
Será um espaço para mostrar que todos nós podemos contribuir com a reciclagem e também mostrar várias formas de reciclagem e de uma forma colaborativa com o leitor, procuraremos demonstrar através de ideias simples, várias formas de transformar o lixo que temos em casa em um novo objeto com uma outra utilidade.

Confecção de um Oratório ou Capela usando caixas de leite

Aqui você irá aprender a fazer um belo Oratório ou Capela, utilizando apenas duas caixas de leite, cola e tesoura e a sua imaginação.



1° passo. Conseguir duas caixas de leite, uma delas pode ser de Adess.
2° passo. Fazer um corte horizontal na parte de cima de umas das caixas de leite.



3° passo. Fazer um corte na frente da caixa em sentido vertical, até restarem 2cms do fim da mesma





4° passo. Fazer um corte na caixa na parte de baixo logo onde você terminou de deixar os 2cms em sentido horizontal até as extremidades de caixa.



5° Passo. Na parte de cima da caixa você fará 4 cortes como indicado na imagem abaixo.




6° Passo. Abrir a parte da frente como na imagem abaixo.



7° Passo. Cortar a outra caixa que servirá para o telhado da Capela. Esse corte deve ser feito levando em consideração o tamanho da caixa que está servindo para a confecção da capela. Como na foto abaixo.






8° Passo. Para finalizar basta seguir as indicações das imagens abaixo.

















Está pronta a sua capela, vc pode decorá-la de várias formas, colocando uma imagem dentro, flores, ou mesmo uma bela vela. Vc pode pintá-la, colar arranjos. só não se esqueça de colar o telhado a estrutura da caixa. Tomara que você tenha conseguido entender o passo a passo. Caso não é só deixar a sua dúvida aqui que teremos o maior prazer em esclarecê-la.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Reciclando Papel

Aqui está uma dica muito interessante e simples para dar destino àquele papel que você normalmente pensa em jogar na lixeira. Que tal reciclarmos ele. Não há nenhum grande segredo. Então mãos a obra?







Clique na imagem para uma melhor visualização

Metareciclagem

Há muitas pessoas que podem nos ensinar algo de útil, você mesmo leitor pode nos mostrar a sua contribuição nesse blog, sinta-se a vontade para comentar, sugerir e participar.

Você conhece a rede Metareciclagem? Não. Então, que tal conhecermos e participarmos juntos. Através de redes abertas e da interação entre os participantes a aprendizagem pode ser muito mais estimulante, além, de cada um poder contribuir um pouco com o seu conhecimento.

metareciclagem

MetaReciclagem é uma rede auto-organizada que propõe a desconstrução da tecnologia para a transformação social.

Se você quer ser desconstruídx e re-construídx, ter suas idéias modificadas, reificadas, pisoteadas e amadas, se seu ego é grande o suficiente para ter amor ao que faz mas consegue reconhecer o que os outros fazem sem inveja, se não está aqui buscando promoção social, mérito ou grana, e se, acima de tudo, acredita em fadas, duendes e um mundo perfeito, seja bem-vindx à rede Metareciclagem.

Uma rede onde malucxs conversam, jogam bola, mandam emails, discutem e fazem as pazes, filosofam sobre vida e morte, colaboração, apropriação de tecnologia, como as coisas são por dentro, de onde viemos e para onde vamos.

Aviso de utilidade pública: Não nos responsabilizamos pelas modificações causadas nos seus neurônios após o convívio (prolongado ou não) com esta comunidade. Use com moderação.

Se apesar de todos esses avisos você ainda está à procura de pessoas que fazem MetaReciclagem, o mais fácil é cadastrar-se na lista de discussão. Você também pode consultar o histórico da lista ou navegar por este site para descobrir mais. Ainda pode encontrar Esporos e ConecTAZes ou explorar o wiki

http://rede.metareciclagem.org/

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Fazendo Sabão Líquido

Vamos aproveitar e assistir a um vídeo ensinando a fazer sabão líquido.




Aqui você pode encontrar o perfil do autor do vídeo que merece todos os créditos por sua contribuíção ao nosso blog.

http://www.youtube.com/user/carlosvibratum

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Meio Ambiente

E quem são os países que mais reciclam lixo, você sabe? Então que tal ler a notícia abaixo e ter uma idéia sobre esse assunto?

Os países que mais reciclam o lixo:
Os EUA são os maiores produtores de lixo do mundo. Em 2003, foram 740 kg de lixo por pessoa e, desse total, apenas 31% foi reciclado.

O Japão, por sua vez, produziu 410 kg de lixo por pessoa, dos quais 80% foram incinerados e 16% reciclados.

A Alemanha reciclou 57% do total de lixo produzido, incluindo aproximadamente 90% de todo o vidro e 60% de papel e papelão usados.



http://opiniaoenoticia.com.br/sem-categoria/os-paises-que-mais-reciclam-o-lixo/

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Comunidade no Orkut

Nosso Blog também possui uma comunidade no orkut, lá será um espaço aberto para a discussão de qualquer tema pertinente a reciclagem.
Um local para notícias, eventos, dicas, críticas e tudo mais. Para entrar é só acessar o link no blog. lá em cima, ou por aqui mesmo.
Obrigado a todos desde já que quiserem cooperar com essa idéia.

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103079938